Sunday, January 23, 2011

Guia das Demais Editoras


Além das nossas conhecidas Panini (a imensa), JBC (a grande) eNewPOP (a… Média?), existem várias outras editoras que tentamaproveitar o mercado de quadrinhos orientais e adaptações. Emborainfelizmente a maioria desande… Confira as notícias e obras dessaseditoras à seguir:
Sobre a Conrad não se tem muita novidade. Seusvários órfãos continuam abandonados, um deles chegou a ser adotado pelaJBC e alguns especulam que One Piece talvez seja também. Chegou-se aveicular uma lista de “cancelados”, que depois foi desmentida. Mas nofinal das contas era verdade que a Conrad perdeu os direito de Neon Genesis Evangelion.

A editora lançou alguns manhwas (quadrinhos coreanos) tendo completados quase todos. Restou apenas Dangu,de 9 volumes. Atualmente tal vem sendo lançado num ritmo aparentementetrimestral e está na 7ª edição. Nenhum outro quadrinho foi divulgadopara substituir os concluídos, resta esperar o final de Dangu.
Foi dito também que em 2011 Nausicaä voltaria, mas mais nada desde então. Além de um quadrinho chamado “Pung – Guerreiro Supremo” que a partir de uma lista extra-oficial se supunha que viria a ser lançado pela Conrad.

Outras obras da Conrad: Adolf, Angry, Bambi, Banya,Battle Royale, Blade, Buda, Cavaleiros do Zodíaco – Episódio G,Cavaleiros do Zodíaco, Che, Chonchu, Cinderalla, COWA!, Dead BoyDetectives, Delivery Service Of Corpse, Dr. Slump, Dragon Ball, DragonBall Z, Ero-Guro, Fushigi Yūgi, Gen Pés Descalços, Gon, Gourmet, Gui,Kajika, Marusaku, Megaman NT Warrior, Melodia Infernal, Model, Monster,Na Prisão, Nausicaä, Nekomajin, Neon Genesis: Evangelion, Neon GenesisEvangelion: the Iron Maiden, One piece, Ooru, Osamu Tezuka: UmaBiografia Mangá, Panorama do Inferno, Paradise Kiss, Paraíso, Preto& Branco, Princess Ai, Ragnarök, Ring – O Chamado, Sanctuary, Sade,Sand Land, Slam Dunk, Speed Racer, Starcraft, Tempest, Uzumaki,Vagabond, O vampiro que ri, Warcraft – A Trilogia da Fonte do Sol,Warcraft – Lendas, Yuki e Zettai Kareshi.

Já a Savana após ter lançado o primeiro volume de 3das 4 séries anunciadas desapareceu. O site saiu do ar, e-mails não sãomais respondidos, comunidades abandonadas e aparentemente o espaçofísico não existe mais. As séries lançadas foram Unordinary Life, TokyoBox e Aflame Inferno. Jack Frost nunca chegou a aparecer. Como talsumiu do mapa, não houve uma notícia oficial de encerramento.
Muitos meses atrás a editora HQM anunciou Who Fighter e O Coração das Trevas e Lullabies from Hell.A editora acabou lançando um deles, o Who fighter. Mas ainda não se temnotícia do segundo. Além destes a editora surpreendeu ao trazer dois“mangás” brasileiros, Vitral e O Príncipe do Best Seller. Ambos tiveram seu primeiro volume lançado em Julho, mas não se tem uma previsão da continuação.
Além dessas, a On line trouxe vários títulos da TokyoPop,a maioria nem lembra mangás, mas dá para chamar de mangá OEL. Até agoraa editora bombardeou as bancas com volumes 1, mas não foi indicado umaperiodicidade. Uma coisa que notei (baseado em apenas dois volumescomprados) é que a qualidade física da editora é horrível. A capa é tãomole que me lembra capinha de gibi da mônica, as páginas dão medo defolhear, juro que rasga se pegar com muita força. É o acabamento maisbarato e pobre possível, pior que isso só em papel-manteiga… É o tipode volume que quando você segura o livro este se deforma todinho,super-hiper mole, me deu aflição (é, todo mundo já entendeu, Allena…).

Além destes teve a divulgação de Disney Mangás (a Disney é super valorizada no Japão), foram eles W.I.T.C.H., Vidia e o Sumiço da Coroa e Princess Kilala. Embora tenha sido dito em alguns lugares que já foi lançado alguns deles, juro que não vi em lugar algum para comprar.

Há um tempo a Abril afirmou que entraria no mercado com a obra Kingdom Hearts,mas o lançamento não ocorreu por restrições da própria Square Enix, aprodutora do jogo. Tal restrição envolvia o fato do game nunca ter sidolançado oficialmente no Brasil. Desde então a Abril não teve demonstrounenhum interesse em explorar o mundo dos mangás.

Vale a pena recordar das editoras Lumus – que não trabalha mais com publicações, mas possui um título ainda não finalizado na Coreia, Priest, que surpreendentemente ainda - e a Zarabatana Books– que parou de investir nesse tipo de obra e não tem nenhuma previsãode voltar (uma pena, o trabalho dela é muito bom). Mas os trabalhos deambas ainda podem ser encontrados em lojas especializadas e sebos (casotenham interesse).

Fonte: Jbox

No comments:

Post a Comment